domingo, 19 de julho de 2009

Hipertrofia e Emagrecimento

A idéia desta matéria é dar uma visão bem simples sobre estes que são dois dos mais comuns objetivos dos praticantes de atividade física, e principalmente mostrar como eles são antagônicos. Caso seja de interesse dos leitores deste blog, estes assuntos podem ser mais aprofundados individualmente em postagens futuras.
A hipertrofia muscular pode ser entendida como um aumento no tamanho das fibras musculares, ou seja, aumento de massa muscular. Vários fatores são os influenciadores neste caso, como gênero, questões hormonais, descanso, treino, alimentação entre outros. Então, para se obter músculos mais desenvolvidos seria necessário uma maior quantidade de nutrientes em conjunto com um treino específico. Para alcançar esta maior quantidade de nutrientes, será necessário uma maior ingestão de alimentos e partir daí gerar uma balança calórica positiva, ou seja, consumir mais calorias do que gastar no decorrer do dia. A orientação sobre tipos de alimentos e melhores ocasiões para consumi-los fica por conta do profissional adequado, o Nutricionista.
Reconhecidamente, o treinamento aeróbio é um dos mais utilizados para se aumentar o gasto calórico. Atividades como Transport, Corrida, Caminhada, Bicicleta e Circuito costumam ser muitos eficazes no processo de emagrecimento quando realizados no volume e intensidade corretos. Desconsiderando possíveis alterações hormonais e o estresse, para emagrecer será necessário gerar uma balança calórica negativa, ou seja, consumir menos quantidade de calorias do que consumir.
Agora, se o objetivo for “definição”, ou seja, diminuição da massa gorda e aumento da massa magra (muscular) a situação fica um pouco mais complicada mas não impossível, já que o ganho de massa muscular e a perda de gordura são antagônicos devido ao já conhecido conceito sobre balança calórica. Certamente será necessário uma disciplina alimentar e de treino muito grande.
O primeiro passo é identificar qual a necessidade imediata do cliente, e a partir de um planejamento, o professor define os meios para atingir esse objetivo. Aí vai uma dica: dividir a meta final em objetivos menores e mais palpáveis, visando não gerar possíveis frustrações. Na periodização provavelmente terá treinamento de força, aeróbico e funcional, descanso e alimentação adequados. Outra boa possibilidade é o treinamento em Circuito, aonde o gasto calórico é alto e ajuda na manutenção da força.
Seja qual for seu objetivo com a prática de atividade física, busque os profissionais adequados e atualizados, para que sua atividade seja realizada com segurança e dentro de suas possibilidades. Deixe de preguiça e mãos à obra.

6 comentários:

  1. Espaço aberto a comentários, dúvidas e sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Gilda Helena Bernardino de Campos21 de julho de 2009 às 06:16

    Oi Dudu,

    Adorei o seu blog e já vou adicionar aos meus favoritos. Vou dividir meu emagrecimento em pequenas metas, já que uma grande eu não consigo atingir!!!!!!!!
    Agora, meu amigo e professor, Dudu: Tem que arrumar uma foto mais legal do que esta e sem óculos para as pessoas verem como você é!

    bjs da aluna,
    Gilda

    ResponderExcluir
  3. Oi Dudu,

    A foto está show!
    Gilda

    ResponderExcluir
  4. Oi Du, adorei o texto. Está bem esclarecedor. VOu tentar deixar a preguiça de lado e tentar ir mais para a academia.

    Adorei a nova foto.

    Beijos da sua irmã favorita, Titi

    ResponderExcluir
  5. Duduuu adoreiii!
    Vou tentar fazer o meuuu! Te ligo p/ vc me ajudar!

    beeijoss

    ResponderExcluir
  6. desculpa reviver o post mais eu tenho 1,74 de altura e peso 75 kilos fasso musculacao a 3 meses e minhas medidas almentarao mais queria perder alguns kilos eu posso faser 10 minutos de ergometrica e 20 minutos de estera correndo apos meu treino fasendo isso 1 dia sim e 1 dia n?

    ResponderExcluir