quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dicas da 'Garoa"

Na semana do dia 18 a 26/7 rolou em São Paulo o VI Encontro Internacional de Esporte e Atividade Física. Evento este que contou com a presença de conceituados pesquisadores nacionais e internacionais. Fui lá conferir!
De maneira heróica embarquei no vôo das 6h10 da manhã do dia 24/7 e chegando em São Paulo fui contemplado por duas das principais “atrações turísticas”da cidade: o mau tempo e o transito infernal. Engarrafamento este que me fez chegar uns 15 minutos atrasado para a palestra sobre Treinamento Funcional.
Esse tipo de treinamento tem como objetivo potencializar atividades do dia-a-dia, indo de tarefas comuns como andar, correr, subir escadas até a otimização de gestos esportivos. O treino funcional baseia-se em exercícios que trabalham o core (músculos estabilizadores do tronco/quadril ) através de exercícios não muito convencionais, como vocês podem ver no vídeo abaixo. Apesar de ainda não existir muitos artigos científicos falando sobre o Treinamento Funcional, neste curso pude observar uma aplicabilidade muito boa de vários conceitos no dia-a-dia dos meus alunos.

Mas o melhor estava guardado para as palestras do fim-de-semana, com o norte-americano Prof. Dr. Steven Fleck. Para quem não o conhece, ele é “apenas” Ph.D e um dos maiores pesquisadores de treinamento de força há anos, se não for o maior.
Dentro do assunto de treinamento de força, ele trouxe aspectos muito interessantes, tais como comparando as vantagens da periodização linear X periodização não linear, apresentou também os aspectos cardiovasculares da musculação e também como adaptar uma sessão de treinamento às necessidades do cliente.
Transformando os conhecimentos adquiridos em dicas para vocês leitores, eu diria para sermos mais criteriosos com as informações que recebemos todos os dias sobre atividade física. Não se apegue somente aos conhecimentos empíricos e acredite sim, em artigos científicos.
Comprovadamente o treinamento de força traz também benefícios à saúde cardiovascular, e pode inclusive ser importante no processo de emagrecimento, haja visto que existe uma relação direta entre a massa muscular e a taxa metabólica basal ( quantas calorias seu corpo necessita para as atividades vitais). E uma última dica: independente do seu objetivo com a atividade física, saia da mesmice. Experimente treinar todas as variáveis (força, hipertrofia, resistência muscular localizada, aeróbico, treino funcional, flexibilidade entre outras) dentro de um programa organizado e direcionado a você, e pode acreditar que as chances de melhores resultados aumentarão!!

3 comentários:

  1. Olá Dudu!
    Hoje resolvi tirar um tempinho e ler sobre a sua reportagem Dicas da Garoa e adorei. Continue assim, lendo, estudando e pesquisando. Mostre para as pessoas a importância do exercício físico para a saúde, inclusive para mim.
    Um beijão
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer: Parabéns pelo seu dia.

    ResponderExcluir
  3. Dudu, achei sua pág. no google!! vc tá demais...

    já tinha lido mas ainda não tinha feito meus comentários. Enfim, adorei seu texto e acredito muito no seu potencial e sei o quanto você é capacitado e guerreiro! continue assim!! te admiro mto

    beijao Pá

    ResponderExcluir